Boa noite!!!
O buquê é essencial no casamento, não se vê uma noiva sem o arranjo de flores na hora da sua entrada triunfal e ele também participa da festa, é uma forma de entreter as amigas da noiva e trazer bastante diversão e alegria…
Mas fiquei curiosa, e fui procurar para nós, porque essa tradição de usar o buquê, e ai vai algumas explicações…
Na Antiguidade Clássica o buquê na verdade chamava “ramos”, e isso era porque eles eram feitos de ervas, grãos e de alho. Os “ramos” tinham vários significados: as ervas e os grãos era união, para trazer uma junção próspera, e o alho para espantar o mau espírito.
Outra explicação é que como na Europa (idade média) as pessoas não tinham o costume de tomar banho, as noivas casavam segurando flores para que o cheiro do perfume ficasse no ar, e nessa época que os buquês começaram a ficar mais sofisticados.
E a última explicação que encontrei é que na época medieval as noivas faziam um trajeto para chegar até a igreja, uma caminhada a pé e durante o percurso as pessoas que cruzavam com elas davam de presente flores… E as noivas iam até o final do trajeto e passavam a cerimônia com os presentes, que caso as flores, e no final ela atirava nos convidados e a mulher, ou as mulheres solteiras que pegassem, arrumava rápido um casamento.
Interessante não é?? E o mais legal é que até hoje essa tradição continua, e pesquisando sobre buquê descobri que muitas noivas inovam e criam buquês diferentes para seu casamento, e com toda certeza com a cara dela.. segue umas fotos para vocês se inspirarem!!
Lindos!!! Agora é criar coragem, e modernizar essa tradição… E uma curiosidade para finalizar é que as flores são o símbolo da vida!!